segunda-feira, 16 de março de 2015

VITAMINAS NA GRAVIDEZ.

Oi pessoal,tudo bem!!!!

Hoje vamos falar um pouco das vitaminas que tomei e ainda tomo na minha gestação...





No 1° trimestre até a 14° semana, minha Go me passou o Ácido fólico - tomei o Materfolic , um comprimido ao dia.


Vamos entender a importância desse cara na gestação: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa sequelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.
Lembrete - Se a intenção é evitar problemas em relação ao fechamento do tubo neural, não adianta ingerir a vitamina depois de algumas semanas de gestação. Como o fechamento se dá nas 4 primeiras semanas, depois desse tempo o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir. Porém a ingestão de ácido fólico deve ser mantida de acordo com as recomendações médicas.
Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.
O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/
A partir da 15° semana comecei a toma o Ogestam plus,um multivitamínico super completo com ômega 3 .
Ogestan Plus é ideal para gestantes e nutrizes, melhorando a saúde do corpo da mulher, pois necessita-se de muitas vitaminas nesses períodos.
Ogestan Plus é um complexo vítaminico agregado ao ômega 3 e ácidos graxos. É absorvido rapidamente pelo organismo, não causando enjoô em mulheres gestantes, além de utilizar corantes naturais, sendo assim muito mais saudável para o paciente.

Fonte:Google


como não sou muito fã do cheiro do Ogestan e já estou nas ultimas semanas, pedir outra indicação a minha GO, ela me indicou o Materplena gest.


MaterPLena Gest é um suplemento vitamínico-mineral para gestante. MaterPlena possui em sua composição elementos que auxiliam auxiliam o adequado crescimento e desenvolvimento do bebê. Porque a gestação e a lactação são fases distintas. As necessidades também.
A demanda energética e nutricional da mulher aumenta de forma exponencial durante a gestação. Durante esta fase, o corpo feminino passa por alterações fisiológicas importantes e marcantes, que têm como objetivo final gerar uma nova vida, de maneira adequada e saudável para que esta
fase evolua coberta de boas lembranças.
Para isso, é essencial a manutenção do equilíbrio que muitas vezes se faz com a alimentação adequada, rotina saudável de exercícios físicos e suplementação vitamínica.
Algumas vitaminas, já apresentam potencial comprovado na diminuição de risco tanto de alterações anatômicas graves, que determinam deficiências físicas importantes, quanto de doenças neurológicas, que comprometem o desenvolvimento emocional, intelectual e social do bebê.
Fonte: google.

De todos esses medicamentos que tomei na gestação, nenhum me causou aumento de apetite,até agora só engordei 8kg, já estou com 36 semanas e vou ganhar neném dia 07/04.Acredito que durante todo o período de amamentação as vitaminas devem continuar...eu conto pra vocês!!!!

Não tomem medicamento sem a prescrição do seu médico princialmente na gravidez!!!

beijos!!!!

2 comentários:

  1. Muito bom o post amiga... quero tomar a última cartela de AC em Abril de 2016 então começo com o ácido fólico em Fevereiro ... a minha vontade mesmo era adiantar a cegonha hahahahha bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe a cegonha não te visita antes!!!! hahahah
      é muito importante começar o ácido antes de engravidar Cris...
      estou na torcida!!!
      beijos!

      Excluir