quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Efeito sanfona e a eterna luta contra a balança!!!!

Achei muito legal ...quero compartilhar com vocês!!

Efeito sanfona e a eterna luta contra a balança


Quem tem tendência a engordar sabe que o mais difícil na dieta é manter o peso ao final do processo. O equilíbrio entre calorias ingeridas e gastas é uma linha muito tênue e o mundo está repleto de alimentos altamente tentadores e calóricos. Mas não desanime, essa guerra pode ter um fim com você no campo dos vencedores. Veja dicas para acabar com o eterno engorda-emagrece, mais conhecido como efeito-sanfona.

 "Nosso organismo é o mesmo do homem primitivo. Quando emagrecemos, é como se não conseguíssemos caça ou alimento. Nossos genes, que defendem o depósito de gordura, vão ativar vários mecanismos para tentar recuperar o peso, diz o endocrinologista Walmir Coutinho.
Então, se a perda for agressiva, o corpo entende que é um problema e precisa ser contornado. O ideal é deixar a impaciência de lado e investir numa perda de peso longa e gradual, pois seu corpo se ressente dessas súbitas alterações e gera alguns péssimos resultados, como, por exemplo:
  • Aumento da incidência de câncer : Estudos relacionam o efeito sanfona de mulheres na menopausa com o surgimento de câncer retal. Além disso, a concentração de gordura abdominal em qualquer idade aumenta o risco de câncer nos rins.
  • Estrias e flacidez: O estica-encolhe da pele abre as portas para o surgimento desses dois vilões. Manter o peso estabilizado propicia à pele o tempo necessário para se recuperar da mudança. Segundo o dermatologista Adilson Costa, as estrias apresentam influência genético-familiar importante. "As dermatoses são regidas em boa parte pelos genes; portanto, todas as vezes que essas mulheres [com predisposição genética] são expostas a fatores agravantes, como aumento de peso, há o aparecimento de dermatoses. Uma boa opção para evitar que elas se manifestem é controlar o peso por meio de uma dieta hipocalórica associada a exercícios físicos e à adoção de hábitos saudáveis".
  • Perda de músculos: Dietas muito restritivas geram emagrecimento rápido, mas não necessariamente a perda é de gordura e sim, músculos. Isso diminui o metabolismo e torna ainda mais difícil manter o peso.
  • Dificuldade gradativa de perder peso: Se a perda de peso é rápida, ao final da dieta o corpo está mais propenso a recuperar tudo o que foi perdido e com juros. Normalmente não é possível se manter na linha após atingir o peso, pois esta perda está associada a longos períodos de uma dieta altamente restritiva. A ingestão descontrolada de calorias, associada à desaceleração do metabolismo pelo organismo, que exige cada vez menos alimento para se manter, gera uma bomba relógio que culmina com o retorno de todo o peso perdido e mais alguns.
Após todos esses pontos, é possível perceber que dietas drásticas e monótonas geram efeito sanfona e aumentam o nível de dificuldade para quem está querendo emagrecer a cada dieta fracassada.
Nunca é tarde para se reeducar e incorporar saúde à rotina, com exercícios físicos e uma dieta mais equilibrada, evitando excessos. Essa atitude gera uma perda de peso gradual, com menos traumas para o organismo. Tornando-se um hábito, a diminuição de peso e a estabilidade no corpo ideal acabam surgindo naturalmente.
Segundo o mestre de Kung-fu Alpoim , "Você não engordou em um dia, não queira emagrecer em um dia". Seja consciente, faça boas escolhas e dê adeus ao efeito sanfona!

Fonte:Yahoo Brasil/iStock
http://br.mulher.yahoo.com/efeito-sanfona-e-eterna-luta-contra-balan-103500815.html

 

3 comentários:

  1. Estava com saudades... amei o post, estou nessa luta novamente para emagrecer... também só posso engravidar em 2016 devido o fato de emagrecer e $$$$ rsrs andei lendo suas últimas postagens e vi que está trabalhando, parabéns, que Deus abençoe!
    Parabéns também pelos kg eliminados... bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto esse efeito sanfona, espero que com a reeducação alimentar isso nunca mais volte a acontecer comigo, mas...tudo depende da gente né...
    Ah, me passa a receitinha da carne de soja sim, eu posso testar por aqui!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla!
    Obrigada por cpmpartilhar!
    É muito importante termos consciência alimentar e saber escolher os alimentos certos. Não adianta fazer dieta a semana toda e entrar na pizza no final de semana. A educação alimentar é tudo! E devemos adotá-la pela vida toda.
    Adorei o pensamento de de Kung-fu Alpoim, mas somos impacientes e queremos emagrecer logo. Já me disseram que devemos emagrecer no mesmo tempo que levamos para engordar. Devagar e sempre!!
    Beijus,

    ResponderExcluir